quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Biblioteca e seus serviços

Inaugurada em março de 1935, foi construída num estilo neoclássico com cerca de 1.500m² de área e compõe o conjunto arquitetônico da Praça da República.

À época da sua construção, o prédio abrigava além da Biblioteca, o Arquivo Público e a Academia Fluminense de Letras. Porém, em 1992, a Biblioteca incorporou o espaço até então ocupado pelo Arquivo.

Tombado pelo INEPAC, o edifício passou por três reformas desde a sua criação.

Possui dois pavimentos, onde funcionam salas de pesquisa e empréstimo domiciliar, salas de cursos e palestras, salão para exposições e o auditório da Academia Fluminense de Letras.

Atribuições

Promover a cultura e o conhecimento a toda a comunidade, propiciando acesso às artes e à literatura.

Difundir cada vez mais o gosto pela leitura, através do empréstimo domiciliar e da Caixa Estante.

Reunir obras de autores flumineses, assim como todo o material histórico referente a Niterói ou ao Estado do Rio de Janeiro.


Acervo

O acervo tem cerca de 85.000 volumes, icluindo livros, revistas, jornais. O acervo especializado em História Fluminense está reunido na Sala Mattoso Maia onde pesquisadores podem encontrar farto e variado material, inclusive, obras raras sobre o Estado do Rio de Janeiro.

O público

Alunos de 1º e 2º graus, acadêmicos, universitários, pesquisadores, donas-de-casa, enfim, um público variado.

Atividades e serviços

Durante todos esses anos, a Biblioteca ampliou seu espaço, o acervo e as atividades que oferece à comunidade. À disposição dos intelectuais e artistas, principalmente em Niterói, há um espaço para promover cursos, palestras, exposições, ou outra atividade cultural.

Há cursos livres de línguas, formação de ator, teatro para 3ª Idade, locução para rádio, e muito mais.

Nenhum comentário: